Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2022

Frio da Terra Nova

imagem

Do documentário "Faina maior, a pesca do bacalhau". RTP/ Garden Films, http://ensina.rtp.pt/artigo/faina-maior-pesca-bacalhau/

Olhar negro de tão negro que é

A vida dura da pesca

Seja de barco ou mesmo a pé

 

Perdi as horas dias e anos

Que por aqui andei sem me lembrar

Dos barcos que partiam com os seus panos

 

Levavam à partida a saudade

Da família que deixavam

Alguns de berço outro na mocidade

 

No horizonte preparavam os aparelhos

Reparavam os dóris

E ouviam os mais velhos

 

Fumavam o seu cachimbo

E habituavam-se ao sino

Estavam entregues ao destino

 

O mestre dava ordem de baixar

Não antes de sortear

Não fosse dar azar

 

Eram horas e horas de solidão

Na luta com esse mar gelado

Nem gaivotas voavam

 

Era eu só com o meu Deus

Quem sabe qual deles

E o meu perdão

Sem comentários:

ESVOAÇAR...

  Deixei-me ir ao sabor do vento Até encontrar a minha praia Fiquei sentado um momento Não sei onde anda a minha saia Escuto a mel...