Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2022

Mulher Esposa e Mãe

Sinto-me como se estivesse no regaço de minha mãe

Sentindo cada chinelada como um beijo que me dava

Que por vezes só ela chorava

Partiu mas deixou-me o seu olhar da vida

As dificuldades sofridas

E o querer vencer

 

Mesmo nas dificuldades que foram muitas

Me tapava com cobertor quentinho

Dava-me um beijo antes de partir

Bem cedo pela borda do campo e eu sonhava

Na areia fina da espuma do mar

E esse cheiro a maresia que ali havia

 

Como era lindo este mar bravo

Para mim na minha paz era calmo

Segui-a os barcos com o olhar

E ali de fronte lançando os aparelhos

Era faina que dava suores e muitas alegrias quando havia

Encostada na barca na areia esperava sem canseira a mulher

 

Que partia bem cedo de canastra na cabeça

Para um mercado da sua vida

Subia e descia a rua apregoando a sardinha fresquinha

Era mulher esposa e mãe

Tudo junto para quem tem

Um sorriso de sofrimento nesse momento

 

Era gente que na dureza do trabalho

Ainda tinha vontade de cantar

Lavar e de lutar

De lenço tricolor quando o homem estava em casa

Que logo virava a negro na despedida

De uma lágrima que sempre caía

 

Com o seu filho ao colo e outro ali ao lado

E mais abaixo o mais velho com ar de patrão

Numa casa onde faltava tudo até o pão

Vida dura esta de mulher esposa e mãe

Bendito seja para quem ainda a têm

 

O sino toca na igreja da vila

O vento assobia e a chuva a chegar

Nada impedia rezar uma Avé Maria

A todos os santos nesse dia

 

A chegada do barco que o trazia

São e salvo dos seis meses de faina

O meu Zé o primo Manel o António nosso vizinho

Que agora iria ver o menino

Que nasceu na sua ausência

 

Vida dura de mulher esposa e mãe

Metade do ano como pai

Na dureza desta vida que aqui se vivia

Tão perto do mar

Felizes ficávamos ao seu chegar

Uma mirada de relance

Uma lágrima que cai

Um soluço abafado

Pela chegada do Pai

Sem comentários:

ESVOAÇAR...

  Deixei-me ir ao sabor do vento Até encontrar a minha praia Fiquei sentado um momento Não sei onde anda a minha saia Escuto a mel...