Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Quase Doutor

 


Podia ter sido tanta coisa e coisa nenhuma

Os sonhos que ganhei pela minha liberdade

As estradas que descobri pela aventura

Memórias que tenho vivido com a idade

 

Sorrio aqui sentado no silêncio da escuridão

E recordo tantas loucuras sem telemóvel

Outras tantas travessuras quase caio no chão

Vivi dentro do meu mundo e longe de tudo

Agora já é tarde, mas continuou a sonhar

Com o brilho do rio visto da ponte

Com o cantar da passarada na alvorada

Ali estava eu encostado a ver nascer o sol

Sim porque era quase madrugada

Fui quase doutor contei tantas vezes aquelas escadas

Comi na cantina à beira da estrada

Dormi aqui e ali sem me preocupar

Viajei de pé e deitado nos combóis da noite

Cantei o hino dezenas de vezes

Voei em caças, helicópteros e outras aeronaves

Tive bicicleta skate e outras rodas

Percorri este nosso Portugal de lés a lés

Centro – Beira – Trás-os-Montes- Alentejo e Algarve

Quase marinheiro em dias de agonia

Basquetebol, Badminton, ping-pong, futebol e pesca

Voleibol em terrenos de Bombeiros

E visitei outros Outeiros

Apanha da pera e da maça

Da vindima à laranja

Da Oliva a plantar pinheiros

Só faltou mesmo alguns sobreiros

E aqui estou eu sentado sorrindo

Para um país preocupado com as incompatibilidades

Eu diria muitas habilidades

A luz a subir

O pão a ficar mais caro

A gasolina em flecha

Vamos voltar à vela

Que nos salve a oração

Que anda pelas horas da amargura

Há que esfregar bem o chão

Maternidades a fechar

Bancos a roubar

Políticos a zarpar

E a justiça ajudar

Onde vamos parar

Com esta confusão

Com a guerra à porta

E não temos mão

Oferecemos aeronaves que não voam

Pedimos dinheiro para alguns

Os sinos esses que já soam

O FMI está aí

Sem bater à porta entra de roupão

Leva-nos tudo até o coração

Volto à terra e sorrio

Afinal nada disto é novo

O filme já passou

Fui quase doutor…

Sem comentários:

ESVOAÇAR...

  Deixei-me ir ao sabor do vento Até encontrar a minha praia Fiquei sentado um momento Não sei onde anda a minha saia Escuto a mel...